Ansiedade e Aceitação

Como a ansiedade é o contrário da aceitação

Uma forma saudável de preocupação irá dizer-lhe “alguma coisa não está certa”, que surge daquele aperto no peito ou de uma espécie de intuição. Esse sinal alerta para a ação apesar das razões para o fazer não serem conscientemente racionalizadas.

Uma forma nada saudável de ansiedade faz com que se sinta a toda a hora uma pedra emocional no estomago, um aperto constante no peito, um nevoeiro constante de pensamentos obsessivos e ruminativos. A ansiedade faz com que rejeite coisas que não são perigosas e evite situações que poderiam ser benéficas. A ansiedade faz ainda com que não tome ações necessárias para alterar coisas que deveriam ser alteradas, devido ao sentimento de desespero que a acompanha.

O que fazer

Aprenda a sentir-se desconfortável e a não fazer nada quanto a isso. Aprenda a resolver as questões que estão na origem desses pensamentos obsessivos e desses sentimentos de desespero. Não é necessário esforçar-se por ignorar esses sentimentos ou esforçar-se para que esses pensamentos não apareçam.

Faça algo construtivo para a sua vida, mesmo quando se sente dessa forma. Por vezes, não necessita de fazer nada em relação a esses sentimentos, basta fazer alguma coisa na relação, como estar presente. Por vezes, necessita de saber que a outra pessoa está lá para si se você precisar. Desde que a outra pessoa esteja calma, serena e saiba que não há nada para fazer a não ser estar presente.