Ansiedade e Confiança

Como a ansiedade destrói a confiança e as relações

Existe muita informação de como a ansiedade tem um impacto negativo na saúde mental, emocional e física. Mas já reparou no impacto que a ansiedade tem nas suas relações?

A ansiedade pode causar períodos de pânico, sentimentos de receio, medo ou uma sensação geral de pouco à vontade ou tensão. A ansiedade toma conta dos pensamentos e espalha-se por diversas áreas da sua vida.

A Ansiedade destrói a confiança e a ligação

A ansiedade causa receio e preocupação que fazem com que esteja menos consciente das reais necessidades da relação num determinado momento. Faz com que esteja menos relacionado com as necessidades da outra pessoa. Se está com preocupação sobre o que se pode estar a passar, tem dificuldade em prestar atenção ao que está a acontecer. Quando sente o desconforto da ansiedade, a outra pessoa sente também que você não está presente.

O que fazer

Treine o seu cérebro a viver no momento presente. Se reparar num pensamento de receio ou preocupação que prendem a sua atenção e a retiram dos factos que estão a acontecer, pause e pense sobre o que sabe. Respire e acalme antes de agir. Pode fazer passos significativos para construir confiança na outra pessoa. Partilhe aberta e genuinamente o que está a sentir e a pensar com a outra pessoa, mantendo a ideia de que os seus pensamentos e sentimentos podem não estar a refletir factos. Isto é preferível ao evitamento ou ao ataque psicológico.