Ansiedade e Identidade

Como a ansiedade destrói a verdadeira identidade criando pânico e procrastinação

Alguém que tende a ser ansioso tem dificuldade em expressar os seus verdadeiros sentimentos. É ainda difícil para essa pessoa manter limites com as outras pessoas. Torna-se difícil solicitar, demandar ou exigir a atenção ou o espaço necessário para o equilíbrio emocional.

Uma vez que sentir ansiedade é desconfortável, é frequente adiar situações ou momentos que podem trazer ansiedade. Ou seja, procrastinação. Por outro lado, a ansiedade pode levar à ideia de que tem que falar de uma coisa imediatamente, quando na verdade se esperar um pouco é mais benéfico. Existem poucas coisas verdadeiramente urgentes para serem ditas.

Mas se não expressar o que pensa e sente a ansiedade vai aumentar. As emoções entram numa espiral de negatividade sem controlo.

O que fazer

Tome consciência dos seus sentimentos e pensamentos mais depressa do que mais tarde. Um sentimento ou um receio não têm que se tornar num desastre emocional para que os possa expressar. Aborde a outra pessoa com delicadeza e fale sem isso se tornar pânico ou procrastinação. Tire algum tempo para si, para desfazer qualquer novelo de pensamento e receios que circulam na mente. Eles já estão a consumir tempo e energia demais.