Ansiedade no Relacionamento

No meu trabalho como psicólogo, ajudo pessoas a ultrapassar o trauma do relacionamento anterior, a compreender as necessidades e como expressa-las nos novos relacionamentos nas suas vidas.

Muitas vezes, esses novos relacionamentos podem desencadear sentimentos ou padrões não resolvidos que se tornam uma espécie de ansiedade sobre um novo relacionamento.

Se já se sentiu excessivamente ansioso, encontrando-se constantemente analisando o "próximo passo" de um relacionamento, pode estar lutando com a ansiedade no relacionamento.


Ansiedade no Relacionamento – Auto-Sabotagem


A auto-sabotagem é um comportamento auto-destrutivo decorrente do medo de ser ferido emocionalmente, esquecido ou rejeitado e, neste sentido, terminar uma relação, é geralmente um comportamento que se procura inconscientemente e que se encontra de uma forma consciente.

Comportamentos de auto-sabotagem na relação incluem entre outros, fazer o jogo de aproximação e afastamento na relação, em que um parceiro fica ora demasiado carinhoso e atencioso ora se afasta de uma forma fria e desinteressada para se proteger, devido essencialmente ao receio de ser rejeitado ou abandonado.

Para algumas pessoas um certo nível de intimidade pode desencadear memorias de sofrimento no relacionamento passado o que pode fazer com que alguém opte por acabar uma boa relação por medo do risco potencial de amar outra pessoa. Neste sentido, a auto-sabotagem está associada a comportamentos ansiosos e evitantes.