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Auto-Compaixão

Auto-Compaixão

Tenha você a profissão que tiver ou qualquer tipo de família que constituir, o auto-criticismo é a tendência que todos temos em maior ou menor grau. Na realidade, costumamos pensar no auto-criticismo como uma forma de exigência pessoa que nos ajuda a ser melhor e a corresponder às exigências que nos fazem ou que julgamos ter de satisfazer. Não poderíamos estar mais enganados. A investigação mostra claramente que o auto-criticismo é mais uma estratégia de sabotagem, que afecto o melhor desempenho, a produtividade e o bem estar.

As mulheres, em especial, tendem a ser mais auto-criticas que os homens. Tendem a culpabilizar-se mais quando os resultados não são os esperados e tendem a atribuir os sucessos a terceiras pessoas ou à sorte. Os homens tendem a fazer o contrário, culpabilizando as circunstancias e o azar e atribuindo os sucessos a eles mesmos.

Esta é uma das razões porque as mulheres hesitam em pedir aumentos ou promoções e aceitam mais facilmente as criticas que lhes fazem.

De que maneira a auto-critica é uma sabotagem ao seu melhor desempenho?

  • A auto-critica mantém-no atento no que está errado ou a correr mal, diminuindo desta forma a sua auto-confiança.
  • A auto-critica faz com que tenha receio de falhar o que diminui o desempenho, aumente a tendência para desistir e conduza a decisões baseadas em princípios incorrectos.
  • A auto-critica torna-o menos resiliente ao erro e ao fracasso, retirando-lhe a capacidade de aprender com os erros.

Neste sentido, uma atitude de Auto-Compaixão trás benefícios amplamente comprovados pela investigação. Auto-Compaixão significa tratar-se a si mesmo como trataria o seu melhor amigo quando este enfrenta tempos difíceis, ou seja, ou seja com maior compreensão, aceitação e amabilidade. Auto-Compaixão é lembrar-se constantemente da mensagem “Errar é Humano” e que todos cometemos erros e que não é esperado que isso não aconteça. Significa ainda, estar perfeitamente consciente e focado na presença de emoções e pensamentos mesmo que negativos sem se deixar levar por essa corrente emocional e de preocupação catastrófica. A Auto-Compaixão não significa indulgencia ou negligencia perante as coisas negativas que acontecem. Significa que se for mais amável e compreensivo consigo mesmo conseguirá encontrar mais rapidamente a força necessária para implementar outra forma de fazer as coisas ou aceitar o que não pode ser mudado.

De que maneira a Auto-Compaixão pode ajudá-lo?

  • A Auto-Compaixão aumenta a motivação e a vontade de fazer diferente.
  • A Auto-Compaixão dá-lhe uma perspectiva mais ampla das coisas e uma melhor capacidade de decisão.
  • A Auto-Compaixão dá-lhe mais resiliência, ou seja, o recuperar de um fracasso e o aprender com os erros de um modo mais rápido.
  • A Auto-Compaixão dá-lhe mais inteligencia emocional, no sentido de melhor regular as emoções, sabendo identifica-las e expressá-las melhor nas suas relações.
  • A Auto-Compaixão diminui, a ansiedade, a depressão e o stress e aumenta a sensação de bem-estar.
  • A Auto-Compaixão melhora a auto-confiança e a auto-estima

auto-compaixãoComo implementar a Auto-Compaixão na prática?

Auto-Compaixão – Repare na conversa interior. Nos seus pensamentos

Quando se deparar com uma ocasião de fracasso, comece a reparar na sua conversa interior. Naqueles pensamentos de auto-critica que procuraram a condenação e o sentimento de culpa. Nessa altura terá que os substituir por Auto-Compaixão. Substitua “Como é que eu pode fazer uma coisa daquelas? Se pudesse voltar atrás.” pelo pensamento “Sou responsável pelo que fiz. Foi uma altura infeliz, mas tive as minhas razões, apesar de não gostar das consequências. Como poderei fazer diferente agora?”

Auto-Compaixão – Escreva para si mesmo

Quando tiver as emoções ao rubro, escreva uma carta a si mesmo como se estivesse a escrever a um amigo que está na sua situação. Imagine que fez algo que se arrepende e sente-se zangado consigo mesmo. Pode parecer estranho, mas se escrever uma carta a alguém que tivesse feito o mesmo e se sentisse da mesma maneira, irá encontrar formas estranhas e interessantes de resolver essas emoções.

Auto-Compaixão – Tenha uma frase preferida

Uma frase de Auto-Compaixão irá ajudá-lo a dar a volta a situações difíceis, de forma que lide com elas de uma maneira mais calma e benéfica. Por exemplo “Este é um mau momento. Faz parte do ciclo da vida. Nada permanece igual e isto irá passar. Por eu estar a passar por este momento , significa já que sou forte. Serei bondoso para mim mesmo, mesmo que ache que não mereço.”

Auto-Compaixão – Faça uma lista de Agradecimentos Diários

Escreva cinco coisas que agradece ter todos os dias na sua vida. Faça isso à hora do almoço. Pode parece muito simples. Mas são as coisas mais simples, que são as mais eficazes e mais difíceis de fazer. No fim do dia, escreva cinco qualidades que mostrou ter durante o dia para que esse dia fosse realizado. Não são as qualidade que gostaria de ter ou que ache que deveria ter tido. São as qualidades que de facto mostrou ter. Por exemplo chegou a horas ao trabalho, qualidade Pontual, fez o trabalho mesmo que não gostasse, Perseverança, não respondeu com agressividade depois de ser provocado, Auto-Confiança.

 

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