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Exercício e Depressão

Exercício! Quer saber quais os benefícios no tratamento da depressão?

Muitos estudos demonstraram que as pessoas que praticam de uma forma regular exercício beneficiam de uma melhoria significativa do estado de humor diminuindo os sintomas da depressão.

Quais são os benefícios psicológicos do exercício na depressão?

O aumento da auto-estima através da melhoria da auto-imagem é o principal beneficio psicológico do exercício físico regular.

Quando se pratica exercício o corpo liberta químicos chamados endorfinas. Estas endorfinas interagem com os receptores cerebrais que reduzem a percepção da dor e do sofrimento.

As endorfinas fazem ainda disparar sensações positivas no corpo, sensações semelhantes aos opiáceos. Por exemplo, a sensação sentida logo depois de uma corrida é descrita como euforia. Essa sensação positiva acompanha a pessoa durante algumas horas depois do exercício o que possibilita a realização de outras actividades que a pessoa sentiria dificuldade em fazer por falta de energia ou motivação.

As endorfinas actuam também como analgésicos, o que significa que diminuem a percepção de desconforto, dor, desprazer ou sofrimento. Actuam também como sedativos o que provoca uma sensação de relaxamento horas depois da fase de euforia passar.

As endorfinas são produzidas no cérebro, na espinal medula e noutras partes do corpo e são libertadas em resposta a determinados neurotransmissores. Os receptores neuronais das endorfinas são os mesmos receptores de alguns medicamentos para as dores. No entanto, e ao contrário dos opiáceos, as endorfinas não provocam dependência.

 A um nível psicológico está provado que o exercido regular

Reduz o stress

Aumenta a auto-estima

Melhora a qualidade do sono

Atenua as sensações de ansiedade e os sentimentos de depressão

exercícioA um nível físico está provado que o exercido regular

Fortalece o coração

Aumenta a capacidade de energia disponível

Diminui a pressão sanguínea

Melhora o sistema muscular e promove a sensação de força o que promove a auto-confiança

Fortalece os ossos

Reduz a massa gorda o que promove a auto-imagem

Quais são os melhores exercícios para o tratamento da depressão?

Qualquer tipo de exercício ajuda no tratamento da depressão. Alguns exemplos são:

Bicicleta

Danças

Crossfit

Natação

Ténis

Caminhada

Exercícios de baixo impacto aeróbico

Yoga

 

Porque o suporte social e as actividades de grupo são um factor importante no tratamento da depressão, qualquer forma de exercício em classes é muito benéfico.

 

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Exercício

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