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Perturbação Afectiva Sazonal

Perturbação Afectiva Sazonal

Quando os dias se tornam mais curtos e o começa a fazer frio fora de casa, algumas pessoas começam a experienciar alguns sintomas parecidos com a depressão.

Para algumas pessoas os sintomas passam depressa, para outros, contudo os sintomas são mais incapacitantes.

A Perturbação Afectiva Sazonal, é mais do que apenas uns baixos do humor. É um tipo de depressão que tem a duração de uma estação anual, principalmente no que se refere aos meses do Inverno, e que desaparece nos meses mais quentes da Primavera e Verão.

Sintomas da Perturbação Afectiva Sazonal

Os sintomas da Perturbação Afectiva Sazonal são os mesmo da depressão. Podem variar em intensidade e frequentemente interferem com o bom funcionamento das relações interpessoais.

Os sintomas da Perturbação Afectiva Sazonal incluem

  • Fadiga
  • Humor triste persistente
  • Perda de Interesse
  • Dificuldade em Dormir ou Excesso de Sono
  • Desejo aumento de comer doces
  • Aumento de Peso
  • Sentimentos de Desespero
  • Sentimentos de Falta de Esperança
  • Pensamentos de Terminar a Vida

Se os baixos de humor são intensos e duram pelo menos à dois Invernos, pode ser um caso de Perturbação Afectiva Sazonal.

Como lidar com a Perturbação Afectiva Sazonal

Perturbação Afectiva Sazonal – Apanhe Sol o mais possível

A falta de exposição solar é em parte a causa da Perturbação Afectiva Sazonal. Sentar-se perto da janela ou sair para andar a pé durante o dia ajuda a diminuir os sintomas da Perturbação Afectiva Sazonal. Pode até adaptar o seu desporto preferido para que o faça durante o Inverno e ao ar livre.

Perturbação Afectiva Sazonal – Alimente-se de forma Saudável

A comida confortável não precisa de ser carregada de calorias, com montes de açúcar e gordura. Tenha criatividade e procure alimentos e receitas amigas do coração e fáceis de preparar. Em vez de comer bolos e bolachas, faça uma sobremesa com frutas da época como as maças e as pêras.

Perturbação Afectiva Sazonal – Passe tempo com Amigos e Família

Passar tempo com amigos e família é uma excelente maneira de levantar o bom humor e evitar o isolamento social. Tenha cuidado ao escolher as suas companhias, pois dependendo delas poderá estar a fazer bem ou mal a si mesmo. Tenha uma tarde de jogo de tabuleiro com os amigos. Fale com aquele amigo ou amiga que não criticará ou fará julgamentos sobre como se sente durante os meses de Inverno. Informe-se acerca da Perturbação Afectiva Sazonal e explique-lhe o que é para que eles possam entender.

Perturbação Afectiva Sazonal – Mantenha um certo nível de actividade

Não esteja em casa durante muito tempo. Saia para a rua e desfrute as sensações de sair para locais com pessoas. Faça voluntariado, caminhadas, passeios. Convide amigos e familiares para se juntarem a si nessas actividades. Além de que se sabe que experiencia sintomas de Perturbação Afectiva Sazonal com o passar dos anos, planeie e agende actividades com antecedência e seja proactivo antes que os sintomas cheguem. Tenha o compromisso para com esse agendamento. As pesquisas cientificas apuram que o agendamento de actividades prazerosas diminui o impacto da Perturbação Afectiva Sazonal.

Perturbação Afectiva Sazonal – Procure ajuda Profissional

Se continuar a lutar com os sintomas da Perturbação Afectiva Sazonal deve procurar ajuda de um psicólogo. Um psicoterapeuta pode ajudar a avaliar a Perturbação Afectiva Sazonal e encontrar a melhor forma de a tratar. As pesquisas confirmam que a psicoterapia baseada nas emoções e a psicoterapia cognitiva comportamental são formas eficazes de tratamento.

Perturbação Afectiva Sazonal

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