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Mindfulness

Mindfulness

O que é o Mindfulness?

O Mindfulness significa prestar atenção a um determinado objecto, com intenção, no momento presente e de uma forma não avaliativa.

Todos temos a experiência de que conduzimos durante quilómetros em “piloto automático”. Parece que nem estamos conscientes do que se esta a passar. Da mesma maneira que conduzimos o automóvel, conduzimos a nossa mente. Podemos estar a fazer determinada coisa e não estar realmente “presente”, momento-a-momento, durante uma grande parte das nossas vidas: podemos estar frequentemente a “quilómetros de distância” sem o sabermos.

O Mindfulness começa quando reconhecemos a tendência para estar em piloto automático e fazemos um compromisso para aprender a melhor forma de permanecermos fora dele de maneira a estarmos mais conscientes de cada momento. A prática de focarmos propositadamente a atenção no nosso corpo mostra como podem estes exercícios extremamente simples serem extremamente difíceis.

Em piloto automático, temos mais probabilidade de ter os nossos “botões pressionados”: os acontecimentos à nossa volta e os pensamentos, sentimentos e sensações produzidas pela mente e sentidas no corpo podem despoletar velhos hábitos de pensamento e de comportamento que são frequentemente prejudiciais e que podem conduzir ao piorar da nossa condição.

Tornando-se mais consciente dos pensamentos, sentimentos e sensações corporais, momento-a-momento, damos a nós mesmos a possibilidade de uma maior liberdade de escolha; não temos necessariamente de percorrer a mesma velha estrada mental que nos causou tantos problemas no passado.

mindfulnessQual é a finalidade do Mindfulness?

A finalidade do Mindfulness é aumentar a consciência de modo a que possamos escolher a resposta a dar às situações em vez de lhes reagirmos automaticamente. Fazemos isto através da prática de nos tornarmos mais conscientes de “aonde está a nossa atenção”, e de alterar insistente e deliberadamente o foco da atenção.

O Mindfulness enfatiza o prestar atenção a cada momento sem qualquer julgamento ou avaliação. Aprende-se a tornarmo-nos conscientes de que normalmente prestamos pouca atenção ao nosso dia a dia. No Mindfulness ensina-se a estar mais consciente de como a mente muda rapidamente de um assunto para outro, quando esse primeiro assunto não lhe interessa. Em segundo e uma vez reparado que a mente vagueia o Mindfulness ensina a trazer a atenção de volta para um único ponto ou foco. Isto é ensinado, primeiro, com referencia a partes do corpo e em segundo, com referência à respiração. Em terceiro, no Mindfulness aprende-se a estar consciente de que é este aspecto da mente vaguear que permite que os pensamentos e sentimentos negativos ocorram. Só quando uma pessoa se tornou consciente destes aspectos é que pode escolher se lida com eles agora ou mais tarde, sem esta consciência a pessoa estará sempre refém da sua própria mente e do que esta lhe possa oferecer.

O que esperar do Mindfulness?

Com a prática do Mindfulness as pessoas:

  • Tornam-se mais consciente das sensações corporais, sentimentos, e pensamentos, que ocorrem momento a momento.
  • Desenvolvem maneiras diferentes de se relacionarem com as sensações, pensamentos, e sentimentos – especificamente, a aceitação consciente e o reconhecimento dos sentimentos e pensamentos indesejados, como alternativa ao habitual, automático e às programadas rotinas de comportamento que tendem a aumentar o sofrimento.
  • Tornam-se capazes de escolher a melhor resposta aos seus sentimentos e pensamentos indesejados ou às situações que os originam.

 

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