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O que é Ansiedade?

O que é Ansiedade?

Todas as relações requerem trabalho e investimento – trabalho de comunicação, de compromisso e de compaixão. Quando uma relação parece requerer mais trabalho do que as pessoas podem lidar por si mesmas, seja porque existe o desejo de manter a relação ou o desejo de separação, o casal deve procurar a mediação da terapia de casal.

o que é ansiedadeO que é Ansiedade? Quais são os Sintomas da Ansiedade?

Todas as pessoas sabem o que é sentir uma elevação dos sintomas de ansiedade. Antes de uma apresentação de uma reunião importante , o estômago contorce, a cara aquece e a testa começa a suar. Ou perante uma pessoa importante, geralmente uma autoridade ou referência para si, você começa a tremer. Quase todas as pessoas já sentiram as mãos suadas e frias do receio de estar num sitio desconhecido.

O que é Ansiedade? Reconhecer os Sinais da Ansiedade

Conhecer os sintomas e identificar os sinais de ansiedade antes que se tornem incontroláveis ajuda a reduzir a intensidade do mal-estar. Tipicamente os sintomas de ansiedade são de dois tipos: os sintomas físicos de ansiedade os sintomas emocionais de ansiedade.

Os sintomas físicos de ansiedade incluem as reacções físicas ao stress percebido e que as outras pessoas podem reparar.

Os sintomas emocionais da ansiedade incluem reacções sentidas pela pessoa e que habitualmente não são reparadas pelos outros.

O que é Ansiedade? Sintomas Físicos de Ansiedade

  • Náusea e Enjoo
  • Vontade de Urinar
  • Diarreia não originada por factores físicos
  • Tremores
  • Dores de Cabeça
  • Fatiga
  • Insónia
  • Sudorese (suar)
  • Batimento Cardíaco Acelerado
  • Respiração mais rápida
  • Tensão Muscular

O que é Ansiedade? Sintomas Emocionais de Ansiedade (H2)

  • Sentimento de Medo
  • Dificuldade de Concentração
  • Irritabilidade
  • Sentimento de Tensão e Inquietude
  • Pensamento de Antecipação do Pior
  • Estado de Alerta Aumentado
  • Sentimento de Apreensão
  • Sensação de Cabeça Vazia

o que é ansiedadeO que é Ansiedade? Como reduzir os Sintomas de Ansiedade?

Uma das formas utilizadas para reduzir os sintomas de ansiedade é aprender a controlar a apreensão e o receio à medida que se avança na concretização dos objectivos.

Imagine que tem que fazer uma apresentação na sua empresa, ou que terá que ir ao médico dentro de dias a fim de fazer alguns exames para despistar sintomas que tem tido. Pode ainda não sentir a ansiedade paralisante. Esse é o momento ideal para adquirir controlo sobre a preocupação, os receios e a apreensão.

Registe a Preocupação – Pense num acontecimento futuro que sabe irá aumentar a sua preocupação e o sentimento de ansiedade. Escreva todos os pensamentos negativos, preocupações e receios que surjam. Inclua os receios do que possa correr mal, o pior cenário possível e os sintomas que podem surgir como resultado da ansiedade. Escrever os seus pensamentos é muito mais difícil do que pensar. À medida que escreve os pensamentos ansiosos, o poder que eles têm para o controlar vai enfraquecendo.

Despenda de um tempo para a Preocupação – Reserve um período de dez a quinze minutos por dia para só se preocupar. Não faz mais nada durante esse tempo, apenas e só dedica-se a desenvolver todos os pensamentos de preocupação e receio que estiverem activos na sua vida nessa altura. Não tente alterar os pensamentos. É um período de tempo exclusivo para a preocupação.  Durante todo outro período de tempo fora deste, não pode desenvolver a preocupação. Se surgirem alguns pensamentos ansiosos ou preocupantes, escreva-os e reserve-os para os desenvolver durante o período de tempo da preocupação.

Aceite as incertezas da vida – Preocupar-se com todas as coisas que podem correr mal na vida não torna a vida mais previsível. Aprenda a estar focado no presente. Aprender a aceitar a incerteza irá ajudar a controlar os sintomas de ansiedade.

O que é Ansiedade? Medo – A origem da Ansiedade

Medo. O sintoma mais comum na ansiedade perde o seu poder de controlo quando a situação temida é enfrentada. Os sintomas de ansiedade descritos em cima, apesar de desagradáveis, perdem o seu impacto quando a mente se habitua gradualmente às situações que eram consideradas ansiosas.

o que é ansiedadeO que é Ansiedade? Sintomas de um Ataque de Ansiedade

O que é um ataque de Ansiedade? Primeiro, precisa de saber o que um ataque de ansiedade não é. Um ataque de ansiedade não é a mesma coisa que um ataque de pânico. Enquanto um ataque de pânico surge muito rapidamente, parece que vindo do nada, as pessoas que têm um ataque de ansiedade sabem que as suas preocupações e receios têm vindo a aumentar de à algum tempo até ao clímax do ataque de ansiedade.

O que é Ansiedade? O que é um Ataque de Ansiedade

Se já teve problemas na relação, ou preocupações financeiras, então está familiarizado com o receio e o nervosismo que se sente quando se lida com determinados assuntos.

A preocupação pode crescer com o tempo e fazer com que evite cada vez mais lidar com certos problemas por está a evitar esse mal-estar. Apesar de se ir apercebendo que se lidar com esses problemas a ansiedade irá diminuir, há um momento em que só de pensar em enfrentar essas situações sente a ansiedade a aumentar.

Um ataque de ansiedade pode ocorrer quando a pessoa é forçada a confrontar os assuntos que provocam receio, preocupação e nervosismo. Face a essa obrigação de confrontar certos assuntos pode-se sentir nervosismo, agitação interior, sensação que alguma coisa má pode vir a acontecer.

O que é Ansiedade? Diferença entre um Ataque de Ansiedade e um Ataque de Pânico

As pessoas que sofrem de ataques de pânico sentem que vão enlouquecer, perder o controlo, que podem morrer de ataque de coração. Na maior parte do tempo, o receio e o terror que um ataque de pânico faz sentir é completamente infundado.

Os ataques de ansiedade por outro lado, desenvolvem-se devido a receios reais, tal como o receio de fazer uma apresentação em publico, falar com alguém de autoridade, conhecer uma pessoa nova.

Os sintomas visíveis de um ataque de ansiedade são semelhantes aos sintomas de um ataque de pânico, o que leva a alguma confusão. Os sintomas de um ataque de ansiedade também podem incluir os suores, náuseas, batimento cardíaco acelerado, tonturas e tremores. No entanto, internamente, a pessoa que tem ataques de pânico tem medos e terrores infundados que são despoletados por situações e circunstancias não perigosas.

o que é ansiedadeO que é Ansiedade? Sintomas de um Ataque de Ansiedade

Os principais sintomas dos ataques de ansiedade são o receio e preocupação excessivas e irracionais acerca de acontecimentos ou situações reais. A juntar a estes sintomas principais estão os sintomas emocionais e os sintomas físicos.

O que é Ansiedade? Sintomas Emocionais de um Ataque de Ansiedade

  • Dificuldade de concentração
  • Cansaço
  • Sentimento de exaustão
  • Irritabilidade
  • Sensação de cabeça vazia acerca de determinadas coisas
  • Negatividade
  • Sensação de tensão extrema

O que é Ansiedade? Sintomas Físicos de um Ataque de Ansiedade

  • Batimento Cardíaco Acelerado
  • Tremores
  • Náuseas
  • Tonturas
  • Dificuldade em Respirar
  • Dores de Cabeça
  • Fadiga
  • Insónia
  • Tensão Muscular
  • Suores
  • Irritação da Pele
  • Boca Seca

É normal sentir ansiedade em relação a certas coisas da vida. Mas a ansiedade e a preocupação excessiva podem causar uma deterioração da qualidade de vida.

O que é Ansiedade? O que causa a Ansiedade

O que causa ansiedade numa pessoa pode não causar noutra pessoa. Uma série de factores externos, ambientais, genéticos, educacionais, culturais e neurobioquimicos contribuem para a propensão dos sintomas de ansiedade.

Sentir ansiedade durante um periodo de separação ou divórcio, antes de uma apresentação ou entrevista de emprego é perfeitamente normal, mas por vezes estes acontecimentos geram uma ansiedade que é mais insuportável que o normal. Nessas alturas é provável que se tenha ataques de ansiedade.

O que é Ansiedade? Causas Externas que geram mais Ansiedade

Todas as situações descritas a seguir geram níveis elevados de ansiedade e a consequente dificuldade de as ultrapassar

  • Falecimento de alguém amado
  • Divorcio ou Separação
  • Abuso Fisico ou Emocional
  • Condições stressantes no trabalho
  • Condições stressantes na vida académica
  • Dificuldades financeiras
  • Dar-se a conhecer a pessoas novas
  • Medo de doenças ou Receio de adoecer
  • Casamento ou Iniciar uma relação
  • Nascimento de um filho

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