Marque Consulta Psicologia

A forma mais rápida e eficaz de marcar uma consulta.

Marque Consulta

Psicoterapia

Psicoterapia Adulto

35/sessão

  • 50Minutos Sessão

Terapia Casal

Terapia Casal

40/sessão

  • 60Minutos Sessão

Localização Clínica Psicologia Lisboa


  • CLÍNICA PSICOLOGIA LISBOA

    Av. João XXI, 28, 2Dto

Telemovel
Morada
Av. João XXI, Nº28, 2Dto
Horário Funcionamento

9:00 – 21:00 Seg – Sex

Psicologia Lisboa

Psicologia Lisboa

A Psicologia é uma fonte de fascínio para muitas pessoas, e por uma boa razão. Sabendo cada vez mais acerca da mente humana e do comportamento, as pessoas adquirem uma maior compreensão delas mesmas e dos outros.

Através da Psicologia os psicólogos desempenham um papel vital no sistema de cuidados de saúde. Promovendo ajuda às pessoas permitindo que elas experimentem formas diferentes de obter saúde mental, através da psicoterapia, através de estudos científicos que investigam tratamentos inovadores, e ensinando as pessoas a lidarem com a sua mente na relação consigo mesmas e na relação com outras pessoas.

Quais são as razões para querer aprender mais acerca da Psicologia?

Para alguns, este interesse baseia-se no desejo de perseguir uma carreira na Psicologia. Para outros pode ser simplesmente a vontade de aprender mais por curiosidade ou porque estão a pensar marcar uma consulta de Psicologia que os ajude a lidar com um problema que lhes ocorre neste momento.

Independentemente da razão, construir um melhor entendimento de tópicos como emoção, motivação, cognição, amor, comunicação e métodos de investigação servirão utilmente em diferentes áreas da vida.

No principio, a Psicologia pode parecer uma área um pouco vasta e vaga, mas depois de se entender alguns factos básicos, torna-se mais fácil começar a explorar assuntos mais complexos que farão toda a diferença numa melhoria da vida dia-a-dia, na saúde, e no bem-estar.

Psicologia é o estudo da mente e do comportamento

Primeiro, vamos começar por nos dirigirmos ao que a Psicologia envolve exatamente. A Psicologia pode ser definida como o estudo dos processos mentais e do comportamento.

O termo Psicologia vem da conjugação da palavra grega psyche que significa “espirito, alma” com a palavra logia que significa “ciência, estudo de”.

A Psicologia nem sempre existiu como nos dias de hoje. Na verdade, é considerada uma disciplina relativamente recente, apesar de um eminente psicólogo ter explicado, que a Psicologia tem um passado curto, mas uma historia longa.

A Psicologia surgiu da biologia e da filosofia e está intimamente relacionada com outras disciplinas como a sociologia, a medicina, a linguística e a antropologia.

Apesar da Psicologia ser um objeto de estudo relativamente recente no meio do grande universo do conhecimento, tem crescido fortemente e desempenhado um papel fundamental no mundo de hoje.

A Psicologia assenta em métodos científicos

Um dos mitos mais frequentes relacionados com a Psicologia é aquele que se refere ao “senso comum”, ao “bom senso”, ou à “força de vontade”. A verdade é que se os problemas pudessem ser resolvidos através desses construtos, então não haveriam pessoas a ter comportamentos lesivos da sua saúde e não haveria problemas nas relações.

A abordagem da Psicologia tem em conta que o “senso comum” baseia-se em crenças automáticas ou inconscientes adquiridas durante o processo de crescimento através da cultura ou educação, e refletem verdades individuais ou coletivas que a pessoa não questiona a validade. É só quando as coisas da vida não estão a funcionar, ou porque a pessoa não tem os resultados que esperava, ou porque a mente cria mecanismos de defesa contra essas mesmas crenças, que a pessoa passa de uma situação de bem-estar para uma situação difícil.

Ao contrário do “senso comum” a Psicologia baseia-se em métodos científicos para averiguar da validade das questões que se estão a traduzir em mal-estar. A Psicologia utiliza diversificadas técnicas para estudar a mente e o comportamento humano a fim de apurar as causas, definir a estratégia a seguir e as possibilidades de resultados a obter.

Psicologia Lisboa

psicologia Lisboa

Na Psicologia os tópicos e as questões são abordados de múltiplas perspetivas para que se possa entender melhor a origem e a solução para o problema. Por exemplo, o tópico sobre a natureza das relações hoje em dia, pode ser abordado sobre uma perspetiva biológica, cultural, da dinâmica das relações familiares, da evolução social, entre outras. A Psicologia vai procurar entender em que medida umas variáveis estão a desempenhar maior impacto do que outras e qual a consequência disso para a vida emocional e afetiva da pessoa.

psicologia Lisboa

Algumas das maiores perspetivas na Psicologia incluem:

Perspetiva Biológica

Perspetiva Cognitiva

Perspetiva Comportamental

Perspetiva Evolucionista

Perspetiva Humanista

Perspetiva Cultural

psicologia Lisboa

Da mesma forma que existem diferentes perspetivas, também existem vários ramos da psicologia.

Alguns dos maiores ramos da psicologia são a psicologia clínica, a psicologia da personalidade, a psicologia cognitiva, a psicologia do desenvolvimento e a psicologia social. Quando uma pessoa esta a passar por uma fase de perturbação emocional o melhor é recorrer à psicologia clínica. Se o assunto se refere a questões relacionadas com as crianças a psicologia do desenvolvimento.

psicologia Lisboa

Alguns psicólogos que trabalham na área da saúde mental fazem psicoterapia a pessoas que experienciam problemas psiquiátricos e mal-estar psicológico.

Outros psicólogos especializam-se em subáreas da psicologia como a psicologia forense e a psicologia organizacional. Mas habitualmente não lidam com questões relacionadas com a saúde mental e o bem-estar.

psicologia Lisboa

Outros psicólogos focalizam o seu trabalho na investigação e no ensino e contribuem enormemente para o desenvolvimento e divulgação da ciência da psicologia, nomeadamente para o entendimento e compreensão do funcionamento da mente e do comportamento humano. Esses psicólogos especializam-se ainda em áreas como a psicologia do desenvolvimento, o comportamento social, a cognição ou a personalidade, entre outras áreas.

psicologia Lisboa

A Psicologia não é um tema académico que existe apenas nas salas de aula, nos laboratórios ou restrito aos conhecimentos dos psicólogos. Os princípios da psicologia podem ser observados em todas as pessoas e em todas as situações do dia-a-dia.

psicologia Lisboa

Desde os anúncios televisivos às mais inovadoras campanhas de marketing os profissionais utilizam conhecimentos da psicologia da persuasão e da influencia para fazerem passar as suas mensagens. A criação de sites, redes sociais e aplicações para telemóveis utilizam uma combinação de conhecimento da psicologia juntamente com os mais sofisticados desenvolvimentos tecnológicos de forma a que as pessoas possam melhor ler, usar e interpretar as informações como se fosse natural fazê-lo.

psicologia Lisboa

Entre os principais objetivos da Psicologia estão o descrever, explicar, predizer e melhorar o comportamento humano. Mesmo que a Psicologia tenha áreas diversificadas, todas partilham o mesmo objetivo: ajudar as pessoas a viverem melhor.


A Psicologia é mais do que saúde mental


  • psicologia Lisboa