Psicólogo do Aconselhamento

Os psicólogos especializados em aconselhamento fazem psicoterapia a pessoas que estão a passar por alguma forma de mal-estar psicológico, ou comportamentos disfuncionais, dificuldades emocionais, stress, ansiedade ou problemas relacionais.

Os psicólogos do aconselhamento têm muitas das vezes a mesma formação que os psicólogos clínicos.

Os psicólogos do aconselhamento têm especial atenção às diferenças culturais e sociais que podem influenciar as atitudes e importância que as pessoas dão a diferentes aspetos da vida. Exploram os diferentes aspetos do comportamento que poderão ser ou universais e transversais à cultura ou únicos e diferenciados.

Psicólogo do Desenvolvimento

Os psicólogos estudam o desenvolvimento humano ao longo do curso da vida e como este se relaciona com o desenvolvimento da sociedade e dos seus valores. É tido uma atenção e cuidado no aconselhamento feito pelos psicólogos à idade em que a pessoa se encontra assim como a idade das pessoas com quem ela se relaciona.

Psicólogo Educacional

O psicólogo educacional aborda a forma como a pessoa aprende e qual o processo educacional mais indicado para a sua aprendizagem. Isto envolve desenvolver estratégias e técnicas educativas aplicadas nas instituições de ensino. Alguns psicólogos educacionais abordam aspetos da aprendizagem como a sobredotação ou os problemas da aprendizagem.

Os psicólogos educacionais olham para os fatores sociais, cognitivos e emocionais condicionam o processo de aprendizagem. Alguns psicólogos deste campo especializam-se em identificar e lidar com potenciais problemas que podem afetar a forma como as crianças adquirem o conhecimento.

Psicólogo Forense

O psicólogo forense focaliza-se na relação entre a psicologia e a lei. O que envolve agir como um consultor em casos de origem criminal e civil. Entre os quais poderão fazer avaliações sobre a importância e viabilidade da custodia de menores, avaliação e perícia psicológica sobre a personalidade de determinada pessoa acusada de crime.

Psicólogo da Saúde

O psicólogo da saúde está centrado no como a psicologia, a biologia, os grupos sociais e os comportamentos influenciam o bem-estar, a doença e a saúde individual e publica.

Os psicólogos da saúde fazem um trabalho clínico aonde são avaliadas e tratadas as pessoas que procuram ajuda numa variedade de assuntos relacionados com a saúde ou doença física. A intervenção dos psicólogos da saúde tanto passam por avaliações psicológicas, como por intervenções psicoterapêuticas ou do aconselhamento.

Psicólogo Organizacional

O psicólogo organizacional estuda o comportamento nos locais de trabalho tendo em vista o melhorar o potencial das pessoas e das organizações. Por exemplo, selecionando quais são os melhores trabalhadores para determinado lugar, ou como dinamizar as equipas para aumentar a produtividade.

Os psicólogos organizacionais utilizam os seus conhecimentos e princípios da psicologia para avaliarem e selecionarem os melhores candidatos para trabalhos específicos, como as forças de segurança ou outros funcionários públicos.

Frequentemente, os psicólogos organizacionais desenvolvem programas de treino de competências especificas para os funcionários de uma organização com o objetivo de maximizar a eficiência da organização e o bem-estar individual.

Psicólogo da Personalidade

O psicólogo estuda os diferentes aspetos da personalidade e como os traços individuais influenciam as escolhas e comportamento de uma pessoa no decurso da sua vida. Os psicólogos dão muita importância à personalidade no sentido em que está diretamente ligada aos fatores de saúde, doença, bem-estar, mal-estar, comportamentos ligados a valores e propósito ou comportamentos destrutivos e aditivos.